15 3231.9753 - 9 9697.4479
 Área do Síndico
NOTÍCIAS / Detalhes ¬
Fique por dentro do mundo condominial!
FIM DOS BOLETOS SEM REGISTRO COMEÇA A VALER EM 2017
03/01/2017
Nenhum boleto poderá ser emitido sem a vinculação do pagador com CPF para pessoas físicas e CNPJ para pessoas jurídicas, isso a partir de Janeiro de 2017. O Banco Central do Brasil emitiu uma circular que estabelece o tempo de 4 anos para a mudança definitiva, que tem como objetivo padronizar a linguagem dos boletos para deixá-los mais simples, mas normalmente o governo acaba complicando a vida de todos quando quer simplificar. Essa medida trouxe uma grande preocupação aos síndicos, pois, como agora é exigido o CPF do condômino no boleto e a maioria dos condomínios emitia boletos sem registro bancário, o cadastro dos moradores terá que estar bem mais atualizado, para evitar que o boleto deixe de ser emitido ao condômino pagador por falta de dados, o problema aparece nessa parte, já que normalmente uma minoria dos moradores entrega o cadastro preenchido. Outro problema à vista é relacionado aos inquilinos, já que podem haver complicações quanto à qual CPF será usado na emissão do boleto, ou seja, mais dor de cabeça. Então de agora em diante os síndicos vão ter mais trabalho pela frente, para conseguir se adaptar à essa nova medida.

fim dos boletos sem registro

Mas o que realmente está por trás dessa iniciativa é necessidade dos bancos de acabar com as fraudes que ocorrerem através dos boletos bancários. O golpe consiste em alterar o número do código de barras e desviar o pagamento para outra conta. Em geral, este golpe é feito através de um vírus (malware) no computador do consumidor final. De acordo com os dados emitidos pela FEBRABAN, cerca de 3,6 bilhões de boletos são emitidos anualmente no Brasil, onde 40% deles são sem registro, assim facilitando a fraude. Os bancos também sofrem com diversas inconsistências de boletos sem registro, que acontecem quando um cliente muda, de forma deliberada, o valor de um boleto ou a data de vencimento. Cerca de 1 bilhão destas ocorrências são registradas por ano.
Com as novas opções ao boleto registrado, muitos lojistas passaram a buscar novas opções de pagamento, que reúnam bom custo-benefício e segurança para o consumidor. Uma das alternativas encontradas, foi o pagamento pós-pago para compras online, método que já está disponível para mais de 15 mil logistas virtuais no país. O CEO da Koin, empresa que oferece esse tipo de pagamento na América Latina, fala sobre as vantagens do sistema. "Usar ferramentas para garantir a segurança das transações, que administrem todo o risco originado das vendas e assumam o risco de inadimplência da operação e prevenção à fraude é recomendado".

Fonte: Seu Condomínio

SOGO CONDOMÍNIOS
Rua Coronel José Pedro de Oliveira, nº 520
Jardim Faculdade - Sorocaba/SP
Venha nos fazer uma visita!


CONTATOS
Tel: 15 3231.9753 - 9 9697.4479
contato@sogocondominios.com.br

ATENDIMENTO
Segunda a Sexta-feira
09h00 às 12h00 e 13h00 às 17h30
SOGO Condomínios / Copyright 2013 - Todos os direitos reservados || Desenvolvido por Rede3D